Managefy version 1.4.3
Home > AFT, AFT Impulse > Análise de Golpe de Aríete

Análise de Golpe de Aríete

Lançamento da nova versão do software AFT Impulse

A AFT, empresa desenvolvedora de uma gama completa de softwares voltados para análise de fluxo de fluidos, acaba de lançar a nova versão do software AFT Impulse: o AFT Impulse 5, que apresenta um conjunto de melhorias de uso e novas funcionalidades, visando simplificar o trabalho realizado pelo engenheiro.

O AFT Impulse, desde o início, foi um líder mundial. A sua primeira versão foi lançada em novembro de 1996, o que o tornou o primeiro software para modelagem de golpe de aríete com funcionalidades visuais e drag-and-drop para o Microsoft Windows (imagem abaixo).

Imagem

Figura 1. AFT Impulse 1, em 1996.

Aqueles que conhecem o AFT Impulse hoje sabem que ele tem 2 solvers numéricos independentes. Primeiro temos um solver do estado estacionário, muito similar ao que é utilizado no AFT Fathom, que encontra as condições iniciais para o segundo solver, transiente, que aplica o Método das Características. O AFT Impulse 1 tinha apenas o solver transiente – os usuários rodavam os cálculos no AFT Fathom (versão 2 na época) e havia um método de transferência dos resultados do estado estacionário do AFT Fathom para o AFT Impulse para que a análise transiente fosse iniciada.

No AFT Impulse 2, lançado em 2002, um solver do estado estacionário foi adicionado ao AFT Impulse. Também foram inseridos: capacidade de modelagem de bombas com 4 quadrantes, uma interface do usuário (32-bit) aprimorada, e mais um conjunto de outras novas funcionalidades.

Imagem

Figura 2. AFT Impulse 2, em 2002.

O AFT Impulse 3, lançado em 2003, incluía animação dos gráficos dos transientes e um aumento de fontes de dados de 4 quadrantes de 3 para 21.

O AFT Impulse 4, lançado em 2007, introduziu o cálculo dos esforços hidráulicos em desequilíbrio e a exportação desses dados para softwares de análise de flexibilidade como o TRIFLEX.

Agora, o AFT Impulse 5 traz uma nova interface (imagem abaixo) e muitas novas funcionalidades, além do primeiro módulo adicional do AFT Impulse, o SSL. Este novo módulo leva o AFT Impulse para onde ninguém chegou antes e é o primeiro e único software comercial a modelar golpe de aríete envolvendo polpas sedimentáveis (lamas).

Imagem

Figura 3. AFT Impulse 5, em 2014.

 

Entre as principais novidades, estão:

 

  • Interface

o   Interface e ícones atualizados
o   Nova janela de Startup facilita a seleção das unidades de engenharia (U.S./métricas) e do fluido
o   Melhorias nas capacidades de impressão, incluindo a possibilidade de uso do logo da empresa, comentários e títulos

  • Novo Painel de Rápido Acesso

o   Acesso ao Gerenciador de Cenários diretamente da interface

o   Acesso ao mapa (overview) do modelo do Workspace

o   Visualização dos dados de Input e Output das tubulações e junções

  • Gerenciador de Cenários

o   A funcionalidade “Insert Scenario” permite que novos cenários sejam adicionados acima de qualquer outro cenário, inclusive do cenário base, criando, assim, um novo cenário base

  • Workspace

o   Seleção de cursor ou Pan a partir da barra de ferramentas

o   Ao tentarmos mover tubulações e junções “travadas”, um símbolo de cadeado é mostrado próximo ao item que não pode ser movido

o   As capacidades de anotação foram ampliadas, permitindo também que o usuário insira imagens nas anotações

  • Model Data e Output

o   O tamanho das sessões Geral, Tubulações e Junções pode ser alterado pelo usuário

  • Resultados Gráficos

o   Arquivos de vídeo (AVI e flash) podem ser criados a partir dos gráficos animados.

  • Tubulações

o   As perdas de carga de componentes podem agora ser adicionadas aos “Favoritos” do usuário, permitindo um acesso muito mais rápido aos componentes mais utilizados

o   Janela de seccionamento das tubulações foi aprimorada

  • Junções

o   Calculadora da velocidade específica da bomba e da inércia integrada à janela de especificações

o   Nova capacidade de correção da curva da bomba pela viscosidade através do método ANSI/HI 9.6.7-2004

  • Módulos

o   SSL – Novo módulo para polpas sedimentáveis (similar ao módulo do AFT Fathom) permite que partículas de sólido sejam adicionadas ao fluido transportador. O sistema pode, então, modelar o transiente da polpa com base em uma nova densidade, módulo de bulk e velocidade de onda devido à presença das partículas de sólido.

Para visualizar uma lista de todas as novas funcionalidades e assistir aos vídeos de demonstração das novidades do AFT Impulse 5, acesse o seguinte link: http://www.aft.com/aft-impulse-5-new-features

 

Por Fernanda Otoni

MARCAS: Todos os produtos aqui mencionados são usados somente para fins de identificação, são marcas comerciais e/ou marcas de serviço dos seus respectivos proprietários.

  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog da NA Tecnologia

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading